Carta aberta aos brasileiros

43604411_1413985365412182_8257566284351275008_n

Numa época em que a filosofia predominante afirma que a verdade é relativa, ou estritamente pessoal, a única certeza que fica é a incerteza. Perdoem-me desafiar os deuses dos nossos dias: Darwin, Marx, Freud, Nietzsche, Gramsci, mas a verdade é que há vida inteligente fora dos seus domínios. Defender a ruptura com todos os fundamentos judaico-cristãos sobre os quais a nossa civilização foi erigida é irracional, e no mínimo, temerário.

Pensar é estar doente dos olhos

Pensar é estar doente dos olhos

Fernando Pessoa – na voz de Alberto Caeiro, diz: “Pensar é estar doente dos olhos”. Por que será ele teria dito isso? Às vezes penso que ele era fustigado pela sua sensibilidade. Se por um lado seus olhos o levavam ao deleite das belezas, seus pensamentos o enlouqueciam. A propósito dessa leitura, fiquei pensando como os humildes de coração são mais felizes: Eles creem e ponto final. Sem questionamento, sem inquirições.

O encontro de Jesus com Nicodemos

EncontroJesusNicodemos

Mas Jesus respondeu, eu te digo a verdade, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode ver o Reino de Deus. É fato na fazenda que o solo mais fértil permanece infrutífero se nenhuma semente é lançada. Aparentemente Nicodemos não sabia disso. Ele pensou que o solo poderia frutificar sem sementes. Ele era grande na parte da fazenda, porém pequeno na semeadura. Ele era um legalista. E essa é a maneira que um legalista pensa.

Billy Graham

BillyGraham

Há edifícios que são construídos para durar a vida inteira. Mas, por mais que eles durem, e alguns duram séculos, eles acabam sendo vencidos pelas forças da natureza, como os ventos, as chuvas, e as diferenças de temperatura. A pintura envelhece, as rachaduras aumentam, as calhas enferrujam, os fundamentos enfraquecem, e finalmente, eles se tornam ruínas; meras lembranças do que foram um dia.

A razão da Infelicidade

ARazaoDaInfelicidade Há um sentimento que é poderoso para transformar as pessoas em melhores pessoas. Esse sentimento é a gratidão. Você não pode ser feliz se não for grato. Você não pode ser uma pessoa boa se não for grata. Quase tudo de bom vem da gratidão. Quase tudo de mal vem da ingratidão. A ingratidão garante a infelicidade…. É simples assim. Não há nenhuma pessoa ingrata que seja feliz. Da mesma maneira, não há ninguém que seja generoso se não for grato.

Peniel

41637614_1397761817034537_7118017267794706432_n O encontro de Jacó com o Anjo do Senhor é uma das histórias mais lindas da Bíblia. Deus ordena que ele deixe o sogro Labão e volte para a terra dele. No entanto, ele sabe que voltar significa encontrar seu irmão Esaú, de quem ele havia roubado o direito da primogenitura. Inteligentemente, ele divide as tropas em duas para o caso de Esaú querer matá-lo. Fazendo assim, pelo menos uma delas sobreviveria.

A ética na política

41620987_1396567770487275_831033819103494144_n Maquiavel, nos seus conselhos ao Príncipe, pergunta: O que é mais importante? Que o príncipe seja virtuoso ou que pareça virtuoso? A ética responderia: Que ele seja virtuoso. No entanto, a ética política responderia: Que ele pareça ser virtuoso. Em outras palavras, quando vivemos tempos de eleições em nosso país, deveríamos olhar por detrás da cortina opaca que envolve os políticos.