Geral

O que Jesus disse sobre o fim do mundo? – parte I

Jesus falou muito sobre o fim dos tempos. A propósito, não se esqueçam: Jesus é o início e o fim, a fonte e o propósito do trabalho de Deus na história dos homens. Por isso, o futuro tem um nome, e esse nome é o nome de Jesus. Todas as coisas vieram dele e convergirão para ele.
A maioria das coisas que Jesus falou aos seus discípulos sobre o fim dos tempos não veio em forma de discurso ou aulas. Ao falar sobre esse importante tema, Jesus usou de analogias, parábolas, histórias curtas que explicavam o trabalho de Deus.

Jesus falou ao seus discípulos sobre um campo onde o trigo cresceu junto do joio, porque um vizinho mal plantou o trigo para contaminar o campo de trigo (Mateus 13:24-43).
Jesus falou sobre uma rede que pegou vários tipos de peixes; alguns foram guardados em cestas enquanto o resto foi lançado na fornalha (Mateus 13:47-50).
Contou sobre 5 virgens que não se prepararam para a chegada do noivo, porque esqueceram de comprar azeite (Mateus 25:1-13).
Falou, também, sobre pessoas de todas as nações que seriam separadas como um pastor separa as suas ovelhas das cabras, baseado na maneira como responderam aos seguidores de Jesus (Mateus 25:31-46).
O que estas parábolas nos ensinam? Aqui eu apresento 3 verdades a respeito do fim dos tempos:

1- Jesus vai voltar: na parábola das virgens, o noivo volta numa hora inesperada (Mt 25:10). Na história sobre as ovelhas e as cabras, o filho do homem retorna em sua glória (Mt 25:31).
Ao retornar, ele envia os seus anjos para reunir o trigo e separar os peixes (Mt 23:41-42, 47-50). Percebemos que Jesus não teve nenhum problema em misturar as metáforas.

2- Ninguém sabe quando Jesus vai voltar: antes e depois da história das virgens que não tinham azeite para suas lâmpadas, Jesus deixou claro que ninguém seria capaz de saber o tempo do seu retorno (Mt 24:36; 25:13).

3- Haverá um julgamento final: depois de separar o joio do trigo, anjos lançarão o joio na fornalha; lugar determinado para a condenação (Mt 23:41-42). Um destino semelhante foi reservado aos peixes que não foram guardados, aos que não participaram das bodas, ao servo que guardou o dinheiro do seu senhor para si mesmo, e para as cabras que rejeitaram os irmãos e irmãs de Jesus (Mt 23:47-50; 22:13; 25:30,46).
Por isso, se você crê nas Escrituras, prepare-se para este tempo, e compartilhe da Palavra de Deus com todos quantos você puder.

O que Jesus disse sobre o fim do mundo? - parte II
Correntes de favor fluirão da sua vida

Deixe seu comentário