Geral

A cura da amargura

A vida tem sido injusta para muita gente. Sonhos que não se concretizam, pessoas que nos decepcionam, dinheiro curto e muitos outros problemas podem deixar a alma da gente amargurada. Mas não precisa ser assim.

Tem gente que passa por tudo isso e ainda assim consegue ter uma visão positiva do futuro. Pois é, para nos livrarmos da amargura precisamos reconhecer que ela é pecado.

No primeiro capítulo do livro de Rute temos uma situação parecida com a de muita gente: Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam:

É esta, porventura, Noemi? Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noemi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu? (Rute 1, 19-21)

Noemi estava amargurada. Havia perdido o marido e dois filhos. Pediu que a chamassem de Mara (amargurada), e não pelo próprio nome. Essa atitude pode parecer rebeldia, mas o que está por trás das palavras dela é um coração amargurado. Botar os sentimentos para fora é o primeiro estágio da cura. O segundo estágio é o da aceitação. Jeremias passou por isso:

Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. (Jeremias 29,11)

O profeta vislumbrava a invasão da Babilônia sobre Jerusalém. No entanto, podia ver a mão de Deus com eles. Ele não os desampararia, nem mesmo nas circunstâncias adversas. O terceiro estágio da cura é a esperança. No livro de Provérbios, Deus nos ensina algo valioso:

Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia. Porque deveras terás uma recompensa; não será malograda a tua esperança. (Provérbios 23, 17-18)

Perceberam? Diante das aflições e dos fracassos, o próprio Deus nos diz para não invejar o sucesso dos outros. Isto não traz nada de positivo. Em vez disso, devemos esperar pela recompensa. Ela certamente virá. Quando esperamos em Deus, o choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria virá pelo amanhecer.

O último estágio da cura da amargura acontece quando Deus muda o nosso interior; quando passamos a entender que as dificuldades são passageiras e aproveitamos mais a vida.

Em Eclesiastes, lemos:

Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a ideia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim. Sei que não há coisa melhor para eles do que se regozijarem e fazerem o bem enquanto viverem. (Eclesiastes 3,11-12)

O que a Palavra diz nesse texto é que o entendimento da eternidade muda a nossa concepção da vida. Meus queridos, ainda que a sua existência esteja cheia de dificuldades, de decepções, alegre-se em Deus. Isto curará a sua amargura, e então você poderá aproveitar muito mais do que Deus ainda tem para você.

Por Lamartine Posella

Feliz Páscoa
Babilônia

62 comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do autor do blog. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O autor do blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Deixe seu comentário