Geral

A importância do perdão

“Errar é humano, perdoar é divino”.
Mas, o que é o perdoar? Um dos desafios para discernir o conceito é o fato de que poucos entendem o que esse verbo significa. O perdão, ou o verbo perdoar significam basicamente três coisas diferentes que determinam três resultados diferentes:
1- Exoneração
2- Contenção
3- Liberação

1- Exoneração é o que mais se aproxima do que entendemos ser o perdão. Exoneração é ser capaz de restaurar um relacionamento quebrado integralmente ao estado anterior a ofensa.
Há três situações onde a exoneração se aplica: A primeira é quando temos certeza de que a pessoa que nos fez mal, não o fez propositadamente. A segunda é quando o ofensor é uma criança ou alguém que, por alguma razão, não tem noção do erro que cometeu. A terceira situação se justifica quando a pessoa que lhe causou o mal está verdadeiramente arrependida, e lhe pede o perdão.
Em todas essas situações precisamos perdoar. Na verdade, em qualquer uma dessas situações, se alguém não perdoa, está em pior situação do que aquele que cometeu o erro.

2- Contenção

Nesse estágio as coisas ficam um pouco mais complicadas. A contenção se aplica quando o ofensor reconhece o seu erro parcialmente. É quando a pessoa reconhece o erro, mas o culpa de alguma forma por ter cometido o erro. Acontece que, mesmo que esse comportamento possa provocar mais raiva ainda, devemos conter a nossa reação, e oferecer o perdão. Mas, ainda que você deva oferecer o perdão, tome cuidado com pessoas assim. A verdade é que elas não se arrependeram verdadeiramente, e como consequência, podem voltar a agir contra você.
Nesse caso, perdoe, mas não se esqueça.

3- Liberação
O que fazer com aquelas pessoas que não reconhecem de maneira alguma o mal que lhe fizeram? Talvez sejam abusos ou traições ou, ainda, atos de maldade explícita…
Mesmo aqui há uma solução. Eu chamo de liberação. Ao invés de definir a sua vida em termos da ferida que a pessoa lhe causou, escolha seguir em frente e liberar perdão.
Isso não significa que você tenha que conviver com essa pessoa. Até mesmo com Deus, se não houver arrependimento, não há possibilidade de comunhão.
Entretanto, você não precisa ficar remoendo as feridas que aquela pessoa lhe causou. Siga em frente! Entregue todas as coisas nas mãos de Deus! No princípio, os sentimentos não estarão presentes. Você decide e pronto. Mas, não tenha dúvidas: se você decidir perdoar, Deus vai lhe dar libertação completa de todas as lembranças doloridas.

Billy Graham
A verdade sobre o Conflito entre Palestina e Israel

Deixe seu comentário