Geral

Apaixonados

Estar apaixonado é passar por uma experiência eufórica. O ser apaixonado fica totalmente obcecado pelo outro. Ele se levanta e logo pensa nele (a). Anseia estar com ele (a) todo o tempo. Gastar tempo com o outro é como estar no céu. Andar de mãos dadas ou tocar na pessoa amada faz o coração bater mais depressa.

A pessoa apaixonada tem os sentidos distorcidos. Ele passa a ter a ilusão que o objeto amado é perfeito. O pai pode ver falhas na moça, mas ele, não. A mãe diz: “Filho, você já percebeu como ela é geniosa? Ele reponde: “Ah! mãe, você vê defeito em tudo.”
Até os amigos vêem falhas na pessoa amada, pois todos nós temos. Contudo, não têm coragem de dizer, pois quem está apaixonado não quer ouvir. Em sua cabeça, ela é perfeita: a filha dos deuses…

Muitas pessoas acabam se casando simplesmente por causa da paixão. É aí que mora o perigo!
Estes acreditam que se estiverem apaixonados o amor durará para sempre. Pensam que os sentimentos que partilham no presente os acompanharão pela vida toda.

Agora, quando vem as dificuldades, quando as diferenças começam a aparecer, tais pessoas descobrem que o ser amado era parte de uma ficção, e não um fato. Alguns estudiosos dizem que o tempo da paixão é de aproximadamente dois anos. Depois disso, quando as pessoas têm ideais comuns, sonhos comuns e o desejo de partilharem da vida, aí sim, estarão desenvolvendo o amor.
Não que alguém não possa amar verdadeiramente antes disso. O fato é que esse amor altamente inebriante, que nos impede de reconhecer as qualidades e defeitos da outra pessoa, não é de fato amor.

A Bíblia nos diz que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O verdadeiro amor nos leva a apostar no outro, a abrir mão das nossas vontades por conta do outro.

A paixão é diferente. Ela é focada no ego. Quando alguém está apaixonado acredita de todo o coração que o outro é perfeito para si. Mesmo quando pensa que o seu desejo é fazer o outro feliz, é porque acredita que o desejo do outro é o recíproco. Frequentemente quando a paixão é colocada a prova, o indivíduo se sente traído e é capaz de fazer qualquer coisa, até reagir violentamente.

Estar apaixonado é bom. Contudo, amar e ser amado é muito melhor.

Por Lamartine Posella

O poder da confissão
Provisão financeira em tempos de crise

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do autor do blog. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O autor do blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Deixe seu comentário