Geral

Aprendendo com Abraão

Todo mundo já ouviu falar de Abraão de alguma maneira. Suas conquistas, realizações e fé inspiram pessoas há quatro mil anos. Como essa história de vitórias começou? O que ele tinha de tão especial?

Creio que, antes de mais nada, Abraão aprendeu a ouvir a voz de Deus. No livro de Gênesis há o relato deste fato:

Ora, o Senhor disse a Abrão:

Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. (Gênesis 12, 1-4)

Ouvir a voz de Deus não significa simplesmente compreender os sons da Sua fala, mas, principalmente, obedecer. Deus chamou Abraão para deixar aquela cidade com toda a família. Ele não titubeou. Obedeceu a ordem e começou uma grande jornada de vitórias. Abraão desenvolveu, também, o hábito de falar com Deus por meio da oração. Se Deus falava com ele, também podia falar com Deus.

Numa dessas vezes que Deus falou com ele, Abraão aproveitou para abrir seu coração: Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo:

Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. (Gênesis 15, 1-4)

Perceber as oportunidades na vida é uma característica importante dos vencedores. Abraão descobriu que Deus tinha interesse nele. Como consequência, apresentou seu problema ao Altíssimo. Ele não tinha filhos, e seu herdeiro seria um de seus empregados. Foi no momento em que apresentou seu problema a Deus que ele descobriu seu propósito na vida: Se tornar o Pai de nações.

Talvez você ainda não tenha descoberto que Deus fala e também ouve. É provável, ainda, que você nem saiba que a sua dificuldade pode se tornar a sua grande bênção. Pois é, ouvindo a Deus em oração e por meio da Palavra você descobrirá que não há nada impossível para Ele.
Não deixe de buscar ouvir a voz de Deus. Quando Ele lhe revelar o propósito que tem para sua vida, persiga-o até que se concretize. Deus é fiel!

Por Lamartine Posella

O homem capaz de sonhar
O mistério do Shemitah

11 comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do autor do blog. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O autor do blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
  1. 875894 710478Nice to be visiting your blog once much more, it continues to be months for me. Nicely this post that ive been waited for so lengthy. I want this write-up to total my assignment within the university, and it has exact same topic together together with your post. Thanks, terrific share. 520443

Deixe seu comentário