Geral

Como ter comunhão com Deus

Quando Jesus levou os discípulos para o cenáculo, na noite em que celebrou a última ceia, ele nos ensinou princípios valiosos sobre a nova aliança. É sabido que ele discursou sobre a sua morte e sua volta, entretanto, o assunto mais importante de todos foi sobre comunhão.

Aquele momento precioso de comunhão teve início com Jesus lavando os pés dos seus discípulos.

Ele disse a Pedro:

Se eu não lavar os seus pés, não terei comunhão contigo – João 13:8.

Ele não estava discutindo sobre salvação, pois esse não era o tema da ceia. O grande tema do cenáculo era sobre comunhão com Ele. O que Jesus estava dizendo é que não podemos ter comunhão com Ele se não formos lavados; se não tivermos os nossos pecados diários limpos da nossa vida.
Na primeira epístola de João, que muitos acreditam ter sido o último escrito do apóstolo – depois do livro de apocalipse – João também trata do assunto da comunhão.

Em I João 1:1 nós lemos:

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida.”

O que ele está dizendo essencialmente é o seguinte: Por três anos eu tive contato com Ele. Nesse tempo, havia uma heresia no meio da igreja chamada de Gnosticismo. Os gnósticos afirmavam que Deus jamais poderia estar no meio dos homens. Portanto, para os gnósticos, Jesus era de fato Deus, mas questionavam a Sua humanidade. João, portanto, está debatendo com os hereges afirmando que o mesmo que estava desde o princípio era aquele com quem ele havia vivido por três anos.

Após dois mil anos, a questão ainda permanece. Será que Ele continuou Deus, mesmo após a sua morte? Será que podemos ter comunhão com Ele ou somente aprender dos seus ensinamentos? Para entendermos melhor o que o apóstolo João estava dizendo, precisamos mergulhar mais fundo na língua grega. Quando João diz que seus olhos viram a Jesus, ele usa a palavra “theao”, que originou a palavra teatro. O teatro é o lugar onde você se senta para ver, e não, somente para olhar por um relance. Nesse caso, ver significa olhar fixamente. João afirma que o Jesus que foi visto por ele era humano e divino. O Jesus com quem ele teve comunhão era o Filho do homem e o Filho de Deus.

Aplicando para hoje, podemos afirmar que não o vemos com os olhos físicos, mas com olhos espirituais. A fé é a certeza das coisas que não se vêem. Ainda que não o vejamos, o contemplamos pela fé. Daí vem a convicção de podermos ouvi-lo em todos os nossos caminhos, adorá-lo por quem Ele é, invocá-lo nas horas difíceis e abrir o nosso coração para confessar pecados, expor nossos sonhos e, até sentir saudade da sua presença. A salvação é somente o início desse relacionamento. É a porta de entrada, o convite para a intimidade.

Se o seu relacionamento com Jesus é superficial, comece hoje a buscar a Sua presença! Ele está dentro de você. A comunhão não é um privilégio dos mais santificados, mas de todos aqueles que o amam e desejam a sua presença.

Por Lamartine Posella

Conexões humanas
Petróleo, chave para os eventos do futuro?

2 comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do autor do blog. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O autor do blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
  1. Boa noite , pr gostaria de deixar aqui a minha gratidão ao Senhor Jesus pela sua vida, pois tenho assistido seus vídeos todos os dias e tenho sido abençoada. Obrigada que o Senhor dos exércitos, continue usando a sua vida e falando aos nossos corações.

  2. Prezado PR> gostaria de ganhar um presente d eum livro Evangelico, ficarei agradecido e feliz em receber esse presente desse livfro, gosto de ler bons livros sendo evangelico, ficarei agradecido, favor enviar p/meu end. na Rua. Baia de Madureira, 16. nova Parnamirim. Cidade de PArnamirim/RN. CEP. 59153-010

Deixe seu comentário