Geral

Correntes de favor fluirão da sua vida

Ao que lhe respondeu Boaz: Bem se me contou tudo quanto tens feito para com tua sogra depois da morte de teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias.

O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. Rute 2:11-12

Esta é uma das histórias mais lindas da Bíblia! Elimeleque e sua esposa Noemi deixaram Belém para sobreviverem à forte seca ocorrida em Judá. Partiram com seus filhos para a terra de Moabe. Lá, ele morre e seus filhos se casam com duas moabitas: Rute e Orfa.

Depois de algum tempo, os filhos de Noemi também morrem. Agora, sabendo que Deus havia visitado a Terra de Judá com pão, Noemi decide voltar. Pelo fato das noras serem Moabitas, ela lhes dá a opção de ficarem na Terra. Orfa aceita, enquanto Rute decide partir com ela.

A fidelidade de Rute a Noemi é uma coisa espetacular. Suas palavras revelam o seu amor altruísta para com sua sogra: Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Rute 1:16 -17

Ao chegarem a Belém, Noemi foi chamada de Mara (por causa da sua amargura). No entanto, Deus tinha uma provisão para ambas. Havia um homem muito rico, parente de seu marido que tinha terras. Lá, ele se interessa por Rute. Diz a ela que trabalhe no seu campo, com a garantia de que não seria molestada por ninguém.

Rute, estranhando a sua delicadeza, lhe pergunta a razão de tratá-la tão bem. Então, ele lhe responde: Rute 2:11 Ao que lhe respondeu Boaz: Bem se me contou tudo quanto tens feito para com tua sogra depois da morte de teu marido; como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que dantes não conhecias. Rute 2:12 O Senhor recompense o que fizeste, e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.

Ao pensar em sua sogra, Rute estava semeando para si mesma. Boaz se tornou o seu provedor. Noemi se lembra que, como parente, Boaz era o seu remidor. Ele, portanto, se torna marido de Rute e permite que ela tenha descendência.

Muitas vezes, em tempo de crise pensamos em salvar a nossa pele. É nas crises que reconhecemos os verdadeiros amigos; aqueles que realmente nos amam.
Inúmeras são as lições que tiramos desta história. Entretanto, para mim uma das mais importantes é saber que Deus sempre recompensa os que fazem o bem. Correntes de favor fluem quando pensamos no nosso próximo.

Toda vez que você pensa no seu próximo, Deus estará providenciando um Boaz na sua vida.

A rainha Ester

Deixe seu comentário