Geral

Cura Interior

Falar sobre cura interior é tocar num dos temas mais importantes dos nossos dias. Aliás, a palavra “cura” na língua grega (língua em que foi escrito o Novo Testamento) é “therapia”.
A ciência se desenvolveu muito dos últimos anos para cá, quando compreendeu que o ser humano precisa de muito mais do que cuidados físicos. Em razão desse conhecimento, não é incomum ouvirmos que uma determinada enfermidade tem origem psicológica, ou como alguns preferem dizer, é psicossomática, quando o corpo recebe as consequências da psique enferma.

Destarte, a Palavra nos ensina que o amor de Deus promove três níveis de cura: física, a cura emocional (também chamada de cura interior) e a cura espiritual.

Muitas pessoas revelam no seu semblante total rejeição, desespero, ressentimento, medo e ódio. Tais sentimentos funestos acabam por comprometer o equilíbrio do corpo, gerando muitas enfermidades como consequência.
Além disso, as enfermidades da alma impedem o crescimento espiritual, pois todos que vivem encarcerados por sentimentos negativos não conseguem entender a graça de Deus.
Da mesma forma que há medicamentos específicos para cada enfermidade, alguém que sofra de uma alma enferma precisa do remédio certo.

Quero citar alguns dos remédios que combatem a enfermidade da alma encontrados na Palavra de Deus:

Está aflito alguém entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação(Tiago 5:13-20).

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. Meus irmãos, se alguém dentre vós se desviar da verdade e alguém o converter, sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

A oração. Está alguém aflito entre vós? Chame os anciãos da Igreja, e estes orem sobre ele, ungindo com óleo em nome do Senhor.

A aflição da alma tem jeito. Começa com a ministração da libertação por aqueles que têm autoridade espiritual. Os anciãos, que são pessoas maduras espiritualmente, têm de Deus autoridade para quebrar as cadeias que aprisionam a mente das pessoas aflitas. É interessante que nesse texto, embora não seja mencionado o termo cura interior, Tiago nos apresenta perfeitamente o processo da cura da alma:

a) A oração dos anciãos – pessoas maduras na fé.
b) A confissão – é fundamental no processo da cura interior, pois além de gerar o arrependimento, condição “si ne qua non” para o perdão dos pecados, também produz um efeito de remédio, pois muitas vezes pessoas sofrem quando não podem abordar os seus males.

Tiago deixa claro que a oração de fé somada à confissão produz salvação (cura completa).

Acho maravilhoso, também, que a Bíblia não esconda a fraqueza dos seus heróis. Elias, o homem capaz de impedir a chuva por três anos e meio, foi homem sujeito às mesmas paixões que todos nós.

Resta-nos a consciência de que não precisamos sofrer em consequência de lembranças do passado ou temores do futuro. Quem nos remete para situações penosas e procura nos manter presos nesses recantos escuros da alma é o acusador. Cristo veio para nos libertar. Há, portanto, solução para as feridas da alma.
Quando alguém passa pelo processo de libertação, sente um alívio maravilhoso. É como se a vida estivesse começando novamente ou se o mundo ao redor se tornasse mais colorido, mais belo, mais feliz.

Jesus disse:

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Se sua alma está enferma, procure alguém conhecedor da Palavra de Deus. Confesse as suas dores e experimente o alívio que Cristo nos dá.

Por Lamartine Posella

Faça a você um favor: Perdoe!
Pós-Modernismo

63 comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do autor do blog. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O autor do blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
  1. O Espírito Santo no espírito de quem fala traz uma palavra que revela a vida em Jesus Cristo e em nossos ouvidos soa como esperança.
    A falta de esperança, as incertezas geradas por sonhos que são apenas nossos e não de Deus, somam na alma um sentimento de frustração que o inimigo de nossas almas usa, pela nossa fragilidade espiritual, para nos convencer que a vida não tem e não faz sentido.
    Assim oro a Deus para que nos conserve com um espírito sequioso pelo Espírito Santo para que nossas palavras sejam revestidas da vida que há em Jesus Cristo, onde há vida a morte não prevalece, Jesus venceu a morte, Ele conquistou nossa cura interior. Apenas creia e verá a glória de Deus. Queira terminar aqui, mas ……
    Há uma passagem no evangelho que fala fortemente ao meu coração em se tratando de cura interior e adoração, a Samaritana no poço de Jacó com Jesus Cristo, Ele estava ali si derramando em amor por aquela alma que sofria e quando Ele se revelou a ela, qual foi a pergunta que ela fez? Onde devemos adorar? Aqui ou alí? Ele Se revela e isto me toca muito, Ele se revelou a uma pecadora que apenas queria adorar a Deus. Ele se revelou abertamente. Eu o Sou. É tudo que precisamos saber para sermos curados, que Ele É conosco, não estamos só. Eu amo este Deus que a todo instante me surpreende com Seu amor, assim como agora. Apenas creia em mim, diz Jesus Cristo.

Deixe seu comentário