Geral

O encontro de Jesus com Nicodemos

Mas Jesus respondeu, eu te digo a verdade, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode ver o Reino de Deus.
É fato na fazenda que o solo mais fértil permanece infrutífero se nenhuma semente é lançada.
Aparentemente Nicodemos não sabia disso. Ele pensou que o solo poderia frutificar sem sementes. Ele era grande na parte da fazenda, porém pequeno na semeadura. Ele era um legalista. E essa é a maneira que um legalista pensa. Um legalista prepara o solo, mas se esquece da semente.
Nicodemos foi honesto em seu legalismo. Ele era um fariseu. Fariseus ensinavam que a fé eram obras exteriores: como se vestiam, como agiam, o título que carregavam – todas estas coisas eram medidas da espiritualidade dos fariseus.
Se eles fossem fazendeiros de verdade, não gastariam horas conversando sobre teorias de plantio, qual o melhor fertilizante antes e depois da chuva, etc.
Os fariseus tinham um único problema: discutiam muito sobre a melhor técnica para a lavoura, mas tinham uma colheita pobre. De fato, um Galileu tinha produzido muito mais fruto em poucos meses do que eles numa geração inteira. Isso fez com que eles sentissem ciúmes. Todos, menos Nicodemos, que ficou muito curioso a respeito dele.
Então, decidiu procurar Jesus. Quando se encontra com ele, começa com cortesia: Mestre, sabemos que és um mestre enviado por Deus, porque ninguém pode fazer milagres a menos que seja enviado por Deus.
Jesus responde: Eu te digo a verdade, se alguém não nascer de novo, não pode entrar no Reino de Deus. Jesus não queria jogar conversa fora. Foi direto ao ponto. Direto no coração. Falou direto ao problema. Ele sabia o quão duro era o coração de um fariseu. Para abrir um coração legalista é necessário de uma marreta.
Você não pode ajudar os cegos acendendo a luz, Nicodemos. Você não pode ajudar um surdo, aumentando o som da música, Nicodemos. Da mesma forma, você não pode colher sem plantar. Você tem que nascer de novo.
O encontro desses dois homens era mais do que um encontro entre dois religiosos; era um encontro entre duas filosofias de vida. Duas visões diferentes sobre a salvação. Um baseado no legalismo e o outro na graça. O homem quem realiza a sua salvação ou Deus? Salvação é baseada nas obras ou no presente realizado por Cristo?
Legalismo é um mundo escuro. Talvez você não saiba disso. Nicodemos também não sabia. Entretanto, após esse encontro às escuras com Jesus ele foi transformado em um novo homem.
Deus quer salvar a todos os que creiam no seu filho. Basta invocá-lo. Faça isso hoje mesmo e sua vida será transformada.

Pensar é estar doente dos olhos
Billy Graham

Deixe seu comentário