Geral

O que Jesus disse sobre o fim do mundo? – parte II

Você sabe o que Jesus disse aos seus discípulos no Monte das Oliveiras?

Não há nenhuma exceção ao padrão das parábolas que falam sobre o fim dos tempos. Uma vez, enquanto Jesus deixava o Templo, alguns dos seus seguidores mencionaram a beleza do templo que Herodes o Grande havia renovado. Jesus respondeu predizendo algo inconcebível: que o Templo seria destruído.
Quando os discípulos chegaram no Monte das Oliveiras, Jesus falou de uma série de eventos que aconteceriam a ele e aos seus seguidores no futuro. Pelo fato dessas palavras terem sido proferidas no Monte das Oliveiras, passaram a ser chamadas de “O discurso do Monte das Oliveiras”. Três dos 4 evangelhos mencionam este discurso (Mt 24; Mc 13; Lc 21).

Mas, de que futuro Jesus estava falando? Estariam eles a uma geração de todas aquelas coisas, já que parte delas se concretizaram no ano 70 A.C., quando o templo foi destruído?

Os acadêmicos diferem na interpretação desse discurso. Na minha opinião, esse discurso fala de eventos que aconteceriam imediatamente após a morte de Jesus, mas continuariam a revelar a evolução dos fatos que culminariam com a sua volta no fim dos tempos.

Quando lemos esse discurso, percebemos que nunca estivemos tão perto das coisas ali descritas. Por isso, ainda que não possamos marcar datas, podemos crer que estamos muito perto de tudo acontecer.

Fiquemos atentos, consagremos a nossa vida ao Senhor, façamos a sua obra com responsabilidade, porque queremos ser achados fiéis quando ele voltar.

Por Lamartine Posella

O que Jesus disse sobre o fim do mundo? - parte III
O que Jesus disse sobre o fim do mundo? - parte I

Deixe seu comentário