Geral

Os 12 apóstolos de Jesus

Sabemos que Jesus teve muitos seguidores. No entanto, diferentemente daqueles que o procuravam para receber alguma coisa, o Mestre escolheu 12 homens, os quais preparou para que fossem seus apóstolos; aqueles que levariam seus ensinamentos adiante.

A escolha foi baseada em critérios diferentes daqueles que líderes de hoje utilizam. Jesus não se baseou somente no background de cada um (suas capacidades e formação), mas principalmente naquilo que Ele conhecia de suas almas, como também no propósito que tinha para eles.

– Pedro

Pedro, reconhecidamente o líder dos discípulos, era originalmente chamado de Simão, filho de Jonas. Ele e o irmão André vieram de Betsaida, vivendo posteriormente em Cafarnaum.Eles trabalhavam juntos como pescadores, em parceria com Tiago e João, filhos de Zebedeu.
Foi Jesus quem deu a ele o apelido de Pedro (pedra) e, a partir daí, nunca mais foi chamado de Simão. O interessante é que seu caráter, ao contrário do nome, por muito tempo foi marcado por inconstâncias e variações. Certa vez, declarou que Jesus era o Cristo e, pouco tempo depois, foi capaz de repreender o Messias pela decisão de ir à cruz. Em outra ocasião, ele viu Jesus andando sobre as águas e o desafiou a chamá-lo. Num primeiro momento, sua fé foi notável, mas, como de costume, Pedro enfraqueceu sua fé e começou a afundar.
Durante a ceia afirmou que seria leal até o fim, mas, então, negou três vezes o Mestre.
Contudo, pela graça de Deus, Pedro foi transformado em um grande líder. Ele escreveu duas cartas no Novo Testamento que abençoam incontáveis pessoas até hoje. No dia de Pentecostes, seu sermão poderoso levou três mil pessoas à salvação.

– André

André foi anteriormente discípulo de João Batista. Não sabemos muita coisa sobre ele. Entretanto, ele parece ter sido um homem muito prático. Talvez a maior contribuição de André tenha sido a de levar Pedro a Jesus. As escrituras nos falam que ele estava presente com os outros apóstolos após a ascensão de Jesus.

– Tiago e João

Thiago e João, seu irmão, também conhecidos como filhos de Zebedeu, tinham como característica principal uma natureza tempestiva. Esta é a razão pela qual Jesus os chamou de Boanerges, filhos do trovão. Receberam esse apelido de Jesus quando expressaram o desejo de que fogo do céu caísse sobre os samaritanos. Tiago foi o primeiro martirizado após a partida de Cristo da Terra.

– João

João não foi somente um discípulo. Dentre os discípulos, ele foi o que mais contribuiu para o Novo Testamento. O nome de João aparece em cinco livros: O Evangelho, três cartas e o livro de Apocalipse. Também ficou conhecido como o apóstolo do amor (provavelmente o predileto de Jesus).Enquanto morria na cruz, Jesus o encomendou para sua mãe, como também o encomendou a ela.

– Filipe

Filipe, como Pedro e André, era de Betsaida. O chamado para seguir a Jesus aconteceu um dia após o de Pedro e André. Ele era o tipo de pessoa que tinha os pés no chão. Foi ele quem calculou o custo para alimentar cinco mil pessoas na multiplicação dos pães. Foi Filipe quem pediu a Jesus que o mostrasse o Pai. Frequentemente ele não entendia o que Jesus fazia, ele tinha uma visão de mundo muito objetiva. No entanto, perseverou em seguir a Jesus mesmo assim. Foi ele quem levou Natanael a Jesus.

– Natanael

Natanael, também chamado de Bartolomeu, era de Caná na Galiléia. Quando Filipe contou a ele sobre Jesus, afirmou: “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?” Filipe respondeu: “vem e vê.” Quando ele foi apresentado a Cristo, ficou grandemente impressionado, pois o Senhor sabia exatamente o que ele estivera fazendo momentos antes. Jesus admirava muito Natanael. Você pode imaginar que tipo de caráter ele tinha, a ponto de afirmar que ali estava um israelita que não tinha culpa? Ele foi um daqueles para quem o Cristo ressurreto apareceu no Lago da Galiléia.

– Tomé

Tomé é também conhecido como “aquele que duvida”. Isto não quer dizer que não era devotado a Jesus. Muito pelo contrário, após a morte de Jesus ele estava totalmente preparado a correr riscos por sua fé. Sua atitude decorre do fato dele não ter entendido o propósito da morte do Senhor, até que o visse ressurreto. Embora lembremos de Tomé por algo ruim, Jesus não o rejeitou, porém o instou a crer.

– Mateus

Mateus, também chamado de Levi, trabalhava na coletoria (alfândega). Ele estava colhendo impostos quando Jesus o chamou. Ele era um daqueles “pecadores” com os quais Jesus se associava. Sua aceitação por Jesus causou uma grande fúria aos fariseus. Jesus disse que esses pecadores eram o verdadeiro alvo da sua vinda. Em uma ocasião na casa de Mateus, Jesus disse que somente esses pecadores seriam aqueles que reconheceriam seu ministério. Muitos judeus teriam rejeitado Jesus pelo fato dele trabalhar para os romanos. Jesus, não. Preferiu transformá-lo em seu discípulo.

– Judas Iscariotes

Judas Iscariotes é o traidor. O preço da fidelidade dele foi o de 30 moedas de prata. O maior interesse dele sempre foi o dinheiro. Isso fica claro pelo fato de ser ele o encarregado das finanças de Jesus e seus discípulos. Além disso, foi ele quem se escandalizou quando uma discípula derramou sobre os pés de Jesus um perfume caro. Jesus nunca teve dúvidas a respeito de Judas. Na última Ceia ele deixou claro que sabia quem iria traí-lo.
Posteriormente Judas se encheu de remorso. No entanto, remorso é bem diferente de arrependimento. Seu remorso somente o levou ao suicídio. Arrependimento o teria levado para Deus.

Três são os discípulos esquecidos: Tiago, filho de Alfeu, era provavelmente o filho de Maria mencionado em Marcos 15:40. Tadeu é mencionado em Mateus 10:3 como Tadeu, mas também é chamado de Judas, o filho de Tiago em Lucas 6:16 e Atos 1:13. Simão, o zelote, provavelmente foi chamado assim, por pertencer à casta de judeus que desejava a libertação de Israel do jugo dos romanos. Por outro lado, alguns acreditam que tal descrição diz respeito somente ao tipo de caráter zeloso que tinha.

O mais incrível desse grupo de homens não é a tremenda capacidade que tinham, nem tampouco a importância que possuíam na sociedade, mas o fato de que, por terem vivido com Jesus, transformaram o mundo. Como discípulos de Jesus, também podemos transformar a realidade em que vivemos. Basta crer e obedecer Seus mandamentos.

Por Lamartine Posella

Por que eu?
O homem capaz de sonhar

76 comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do autor do blog. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O autor do blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
  1. Just want to say your article is as surprising. The clearness in your post is just great and i could assume you’re an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

  2. I as well as my pals were actually viewing the good things on the blog and then suddenly I got a horrible suspicion I had not expressed respect to the website owner for those techniques. Most of the ladies became totally very interested to see all of them and have now really been making the most of them. Thank you for turning out to be considerably helpful and then for having such important guides millions of individuals are really desperate to understand about. My sincere apologies for not saying thanks to sooner.

  3. I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this blog. I am hoping the same high-grade web site post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a great example of it.

  4. Hiya, I am really glad I’ve found this information. Today bloggers publish just about gossips and internet and this is actually annoying. A good site with exciting content, that’s what I need. Thanks for keeping this site, I will be visiting it. Do you do newsletters? Can’t find it.

  5. Pingback: occhiali in legno
  6. Pingback: rimless eyeglasses
  7. Pingback: filme online
  8. Pingback: Fun88 Indonesia
  9. Pingback: Google
  10. Pingback: 출장안마
  11. Pingback: Google

Deixe seu comentário