Geral

Os três chamados de Pedro

Eu gostaria que você considerasse comigo os três chamados tão importantes de Pedro. O primeiro deles foi quando Jesus o chamou das trevas para a luz, manifestando-se a ele como o Filho de Deus. Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus (João 1:37).

O segundo chamado foi para servir. E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos – Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores (Mateus 4:18). Disse-lhes: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mateus 4:19).

Este chamado é feito para alguém que já tem um relacionamento com Cristo; que se dispõe a servir aos seus propósitos, a ser seu discípulo, a levar adiante a sua causa. Pedro, num primeiro momento, seguiu a Cristo porque acreditava ser Ele um profeta ou alguém especial da parte de Deus. No entanto, não acredito que estivesse disposto a se colocar numa posição de tamanha submissão como posteriormente seria exigido dele.

O terceiro chamado de Pedro foi para ser um apóstolo. E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades (Mateus 10:1).

Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão (Mateus 10:2).

Estes três chamados foram dados numa certa ordem. Notem que Pedro foi chamado primeiramente para ser um seguidor e depois para ser um apóstolo. Cristo primeiro nos ensina sobre a nossa própria necessidade de ter um encontro pessoal com Ele. Ele fala dos nossos pecados, se revela a nós como o Salvador e Senhor sobre todos. Você precisa primeiro se entregar a Cristo para, depois, ser chamado para o serviço ministerial. Ninguém pode pregar sobre Ele sem antes estar aos seus pés. Nossos olhos precisam ser iluminados, ser cheios de entendimento.

Mas, queridos, após o primeiro chamado é maravilhoso observar alguém recebendo o segundo. Pedro se tornou um discípulo, um seguidor, um aprendiz; alguém que estava sendo preparado para fazer as obras do seu Mestre. No primeiro chamado ele reconheceu Jesus como Messias, mas voltou para a sua pescaria. Agora, recebia um novo chamado: se tornar um pescador de homens.

Nem todos são chamados para deixarem suas profissões, mas certamente todos são chamados para serem pescadores de homens, especialmente quando usam de suas profissões como varas de pescar que alcançam os peixes (homens e mulheres) que provavelmente pastores jamais alcançariam. Quantos empresários são grandes ganhadores de almas? Quantos atletas testemunham alegremente da própria fé e trazem outros iguais para o rebanho de Deus? Quantos artistas estão conhecendo o Senhor por meio daqueles que não se calam?

Antes de ser chamado para ser apóstolo, Pedro teve que se converter e se tornar um discípulo.

Muitos cristãos hoje estão perdendo a oportunidade de serem elevados a patamares maiores porque não estão cumprindo a tarefa que Cristo lhes dá. Aqueles que nunca visitaram os doentes, nunca ensinaram os ignorantes, nunca chegarão a ser apóstolos.

Ainda que não falemos na carreira eclesiástica, se você não se dispuser a cumprir o seu chamado de discípulo no lugar em que Deus o colocou, jamais será levantado para o próximo patamar.
Nunca retroceda de nenhum chamado de Cristo.

Quando Ele o chamar, aceite! Ele precisa de você e, para os obedientes, grande é o galardão.

O Espírito Santo fala
O grande tecelão

1 comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do autor do blog. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O autor do blog poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Deixe seu comentário