Hoje celebramos o Pentecostes! “Hag shavuot sameha!” Feliz Pentecostes.
No primeiro Pentecostes, Adonai deu a Torah instrução perfeita de como o homem deveria se relacionar com o Deus da aliança. Festa que celebra a colheita do trigo, também presenciou um dos grandes acontecimentos da história cristã: o nascimento da Igreja, e a vinda do Espírito Santo.
Naquele dia, quando se completou o dia de Pentecostes, o Espírito Santo encheu o senáculo, em cumprimento à promessa feita por Jesus, em Atos 1:8:
“E recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas em Jerusalém, judéia, Samaria, e até os confins da Terra”.
O Pentecostes, portanto, trouxe a Igreja ao mundo com um grande propósito: Testemunhar a todos sobre a pessoa, e obra de Jesus Cristo, o nosso salvador.
Ele é aquele de quem as Escrituras falaram! Ele é o nosso redentor, Senhor, nosso alimento, e nosso alvo.
O poder do Espírito Santo transformou de tal maneira a vida dos discípulos que levou o seu testemunho a um patamar totalmente inusitado até então. Aliás, a palavra usada no Novo Testamento grego para “testemunha” é mártir.
Percebam, o vigor e a coragem para falar de Cristo vieram sobre os discípulos num tempo em que a perseguição levou a muitos à morte.
Somente o poder do Espírito Santo pode fazer essa obra. Os apóstolos, anteriormente amedrontados, agora confessavam com alegria e poder a mensagem salvadora de Jesus Cristo.
Ainda hoje o Espírito de Deus tem conduzido, fortalecido, e consolado muitos cristãos, que a exemplo dos nossos irmãos do primeiro século, por causa do testemunho, perdem a própria vida.
Estes são, como diz o livro de Hebreus, aqueles dos quais o mundo não é digno. Muitos deles, seja na Síria, Iraque, Iran, e outras nações inimigas do evangelho, não tem um conhecimento teológico acurado, mas experimentaram verdadeiramente o novo nascimento produzido pelo Espírito de Deus.
Ainda que percam a sua vida, a Escritura em Apocalipse nos garante a sua vitória, quando diz:
“Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.”
Num tempo de tanto triunfalismo e um evangelho de auto-ajuda, precisamos resgatar a mensagem da cruz! Se não recebemos de Deus a honra de morrer por ele, então que sejamos dignos de viver para ele.
Neste Pentecostes, agradecemos a Deus pela pessoa, e missão do Espírito Santo, que nos dirige, consola, capacita, e transforma pecadores em testemunhas vivas do Evangelho da Graça do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Feliz Pentecostes para todos!
Adoro suas palestras pastor aprendo muito me torno uma pessoa melhor com os seus ensinamentos .Que Deus continue te usando e te abençoando