Geral

Pessoas destinadas a você

É muito bom sabermos que não estamos sós no mundo. Todo mundo tem pessoas que foram colocadas por Deus para fazer a diferença em suas vidas.

No entanto, muitos não têm a felicidade de encontrar bons amigos, bons parceiros para a vida toda e, até mesmo na Igreja, alguns encontram dificuldades em achar alguém realmente disposto a ter uma profunda aliança de amizade.

Hoje, quero dar algumas dicas de como identificar as pessoas que foram destinadas a você.
1- Toda pessoa destinada a você irá solucionar algum tipo de problema em sua vida. I Coríntios 4:17 diz: Por isso mesmo vos enviei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor; o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte eu ensino em cada igreja. Timóteo foi destinado para Paulo. Ele se engajou na chamada de Paulo e cumpriu seu papel com excelência. Ele não estava simplesmente pregando o Evangelho; ele estava defendendo o ministério de Paulo.

2- Aqueles que lhe estão destinados se identificam com você publicamente.
Atos 18:1-11 nos conta que Paulo, Silas e Timóteo sofreram grandes perseguições quando pregavam a Palavra em Corinto. No entanto, Crispo, o chefe da sinagoga, não hesitou em crer na palavra que Paulo pregava. Seu testemunho público levou muitos outros à conversão. Nem sempre companheiros têm a coragem de se identificar uns com os outros quando passam por dificuldades. Nessas horas é que conhecemos os verdadeiros amigos. Crispo estava destinado a Paulo, como Paulo a Crispo.

3- Quem está destinado a você, ajusta alegremente a própria agenda à sua, nos momentos de necessidade. João 4:3-14 nos conta que Jesus ajustou a sua agenda para alcançar a mulher samaritana.

a) Um homem não falava com uma mulher. Jesus lhe falou.
b) Um judeu não falava com um samaritano. Jesus lhe falou.
c) Um judeu não falaria com uma mulher adúltera. Jesus lhe falou.

Para Cristo, a vida da samaritana era mais importante do que a tradição. Com o objetivo de ajudá-la, ele não titubeou em se adaptar.

4- Os que lhe são destinados, sempre lhe protegerão.
Romanos 16:3-4 nos contam do cuidado que Priscila e Áquila tinham por Paulo. Vejamos: Romanos 16:3 “Saudai a Prisca e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,” e Romanos 16:4 “os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios”.

Perceberam? Eles não se esquivaram de defender o Apóstolo Paulo. Muito pelo contrário, se expuseram em seu favor. Nós não reconhecemos verdadeiramente a fidelidade de alguém até que sua cabeça seja colocada a prêmio. Quando alguém nos ama de verdade não fica em cima do muro; toma posição.

5- Os que lhe são destinados, sempre lhe defendem na sua ausência.
I Samuel 20:30-33 nos conta sobre a amizade sincera entre Jônatas e Davi. Até mesmo contra a vontade do seu pai, o rei Saul, Jônatas defendia seu amigo. Vejamos:
I Samuel 20:30 Então se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e ele lhe disse: Filho da perversa e rebelde! Não sei eu que tens escolhido a filho de Jessé para vergonha tua, e para vergonha de tua mãe?
I Samuel 20:31 Pois por todo o tempo em que o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que envia agora, e traze-mo, porque ele há de morrer.
I Samuel 20:32 Ao que respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de morrer. que fez ele?
I Samuel 20:33 Então Saul levantou a lança, para o ferir; assim entendeu Jônatas que seu pai tinha determinado matar a Davi.

A fidelidade de Jônatas para Davi foi recompensada. Muitos anos mais tarde, quando Jônatas já era morto, Davi descobriu que seu amigo tinha um filho aleijado chamado Mefibosete. Mandou chamá-lo e o honrou, dando a ele segurança para sempre e garantiu que ele sempre teria acesso à sua presença.

Jônatas estava destinado a Davi, como também, Davi estava destinado a Jônatas.

É maravilhoso encontrarmos as pessoas que Deus destinou a nós. A Bíblia diz que há amigo mais chegado do que um irmão.

Não deixe de procurar relacionamentos assim. Quem encontra, tem a sua vida grandemente facilitada. Mas lembre-se, parasitas olham para a sua fraqueza como uma razão para se afastarem. Amigos veem a mesma fraqueza como uma razão para ficarem.

Confiança
Lutando contra o mal

Deixe seu comentário