Geral

Temperamento forte

Temperamentos mais fortes e marcantes podem se expressar de diversas maneiras. Pessoas que os têm geralmente são marcadas por histórias de conquistas, projeção pessoal, realizações, alta busca de novidades e baixa evitação de risco. O estilo arrojado se manifesta de diferentes maneiras, não raramente levando essas pessoas a um sucesso profissional por conta do seu carisma.

Quando tais temperamentos não são resultados de algum transtorno de humor como a bipolaridade, por exemplo, o indivíduo que o detém, entre as várias qualidades, pode agregar a sua capacidade de atrair as pessoas, a simpatia.

Digo isso porque, uma vez que o carismático tem a capacidade para atrair, quando ele se interessa pelos outros, se torna um influenciador mais contumaz. Mais do que isto: se torna um transformador, um formulador de idéias; um revolucionário, um pensador.

O grande perigo que uma pessoa assim corre é gostar demais de si mesmo e, apesar de poder se relacionar com a melhor parte de cada pessoa, pode não ter coragem de ser o catalisador de transformação, de apontar os erros, talvez por medo de deixar de ser objeto de veneração.

Outros, por outro lado, estão tão acostumados a ser o centro da atenção, que nunca olham para os outros e perdem, assim, a grandeza da sua instrumentalidade.

Temperamentos fortes geralmente acompanham artistas, profetas, loucos, religiosos, políticos, pais, amigos.

Os transformadores somos nós. Aqueles para quem a sociedade olha e busca alguma saída, alguma inspiração, alguma influência.

E os que os têm… para onde estão olhando?

Por Lamartine Posella

Mente criativa
Homenagem ao dia das mulheres

Deixe seu comentário